De que foge Jessica Athayde?
Notícias TV
19.JUL.2015

Na realidade é Ana, personagem interpretada pela atriz na nova novela da TVI, que foge do ex-marido. levando consigo a filha para Santa Bárbara. Atores e equipa de produção mudaram-se de malas e bagagens para a cidade do Porto. A Notícias TV acompanhou um dia de gravações.

Santa Bárbara ainda não tem data definida para a sua estreia mas os trabalhos já decorrem a todo o vapor. Durante mais de uma semana, a equipa da produtora Plural e alguns atores foram para a Invicta para gravar algumas cenas da novela. Jessica Athayde, Albano Jerónimo, Benedita Pereira, Diana Costa e Silva e Catarina Wallenstein foram alguns dos atores que, com todo o aparato de meios técnicos que tinham à sua volta, captaram a atenção de portuenses e turistas que iam passando por aquela zona. "Para aqui trouxemos 40 profissionais. 3 câmaras, nas quais se inclui uma grua e ainda um drone", conta Hugo Sousa, coordenador e realizador da novela.

Duas da tarde, hora marcada para o arranque das gravações. A estrutura técnica estava montada e os atores prontos para começar. Enquanto Diana Costa e Silva e Catarina Wallenstein gravavam junto ao rio, Albano Jerónimo foi para a ponte D. Luís filmar a chegada da sua personagem, Alexandre, à cidade.

"O Alexandre está habituado à solidão. Luta muito por aquilo em que acredita. Vive no Porto até que com a morte do pai regressa ao sítio onde cresceu, Santa Bárbara", conta Albano Jerónimo, acrescentado que a novela está a correr muito bem. "Estamos todos com muita energia. O elenco está entusiasmado e a produção está a correr às mil maravilhas".

Opinião partilhada pela protagonista e seu par romântico, Benedita Pereira, que desta forma, regressa ao elenco fixo de uma novela oito anos depois de ter ido para Nova Iorque. "Pareceu-me ser o projeto certo na altura certa para regressar a Portugal. Comecei a ver que estava-se a juntar um elenco espetacular. Acabei por descobrir que tinha mais saudades do que pensava. Portugal é um país espetacular e nós só temos essa noção real quando não estamos cá. A atriz revelou estar muito satisfeita por trabalhar na sua cidade natal. "Estou a conseguir conciliar o trabalho com o estar na minha terra, com a minha família e estou a poder mostrar um bocadinho do Porto aos meus colegas. Mas não sou bem uma guia turística, uma vez que tenho estado longe da cidade nos últimos anos e muita coisa mudou".

Depois de ensaios feitos e da repetição de alguns takes, Catarina Wallenstein e Diana Costa e Silva, irmãs na nova trama da TVI, gravaram a primeira cena junto à zona da ribeira do Porto. "Gosto imenso desta cidade. É sempre bom fugir um pouco à rotina de gravações em estúdio", disse Diana Costa e Silva. Com a zona das filmagens vedada para não haver qualquer tipo de interrupção, as pessoas que passavam pelo local paravam para ficar a ver toda a ação. Por estarem a aparecer no ângulo das câmaras,um dos produtores chamou alguns figurantes, pedindo-lhes para entrarem em cena e falarem com os transeuntes, criando assim uma ilusão de naturalidade.

Pouco tempo depois de Albano Jerónimo voltar da ponte D.Luís, o casal de protagonistas de Santa Bárbara gravou a sua primeira cena do dia: um beijo técnico. Esta consistia num passeio à beira do rio em família. Depois de um ensaio inicial em que não foi dado o beijo na boca entre Benedita Pereira e Albano Jerónimo, mas sim na testa, os atores gravaram a cena, já com beijo incluído.

Concluídas todas as gravações planeadas naquele dia para aquele local, chegou o momento de desmontar todo o equipamento técnico e levá-lo para a estação de S. Bento. Desta vez, entrou em ação Jessica Athayde que pela primeira vez vai ser mãe na ficção. "Está a ser ótimo ser mãe na ficção. Ela foi mãe muito nova e tem uma relação quase como amiga com a filha que já tem 10 anos. A minha personagem é a Ana, uma ex-prostituta de rua e de luxo que é gerida pelo marido. Chega uma fase que ela não quer continuar naquela vida e resolve fugir com a filha para Santa Bárbara onde vai ser a vidente da vila", conta a atriz.

Esta é a primeira temporada de gravações no Porto para o elenco da nova produção da TVI."Agora estamos aqui uma semana e meia, voltamos no final de setembro e em novembro", revelou Hugo Sousa, coordenador do projeto. No entanto, as gravações não se ficam apenas pela Invicta. A equipa de Santa Bárbara também passa pelo Douro (a mesma zona onde também decorrem as gravações da novela Coração D'Ouro da SIC), Serra da Estrela, Palmela. "Este mês, especialmente, vamos ter muitas gravações de exteriores, o que traduzido por carga horária vai dar praticamente o mesmo que se costuma gravar em estúdio com a diferença que para a equipa de produção e atores é mais difícil estar longe de casa, no entanto simultaneamente é mais divertido", finalizou.

comentários