Entrámos na sala da administração da RTP. E não foi para uma reunião
NTV
24.JUL.2015

A adminstração da RTP disponibilizou as instalações onde costuma trabalhar para as filmagens do renovado Agora Escolha, apresentado por Marta Leite Castro, que todas as noites é emitido na RTP1. Fomos espreitar as gravações.

Os trabalhos decorrem nas próprias instalações da RTP, numa zona que serve habitualmente para reuniões da adminstração. Uma das salas transforma-se num estúdio, por um dia, com todos os meios técnicos a serem transportados para lá, desde luzes, câmeras e cabos. "Não conhecia este lado das instalações da RTP mas estou a gostar muito de trabalhar aqui, tem ótimas condições", afirma Manuel Marques.

Dois dias são o tempo necessário para gravar uma semana inteira de emissões de "Agora Escolha", o programa que permite aos telespectadores, através de uma votação no site, escolher qual o programa que querem rever na antena da estação pública. "Na segunda, gravamos os cinco programas da semana seguinte, começamos de manhã e só terminamos ao final do dia. E na terça são as auto-promoções da semana correspondente aos programas que gravámos para depois passarem na RTP1", revela Eduardo Madeira, um dos atores que integra o focus grupo do mítico programa de sucesso dos anos 80, na altura apresentado por Vera Roquette.

Antes do anúncio do vencedor, o programa apresenta uma pequena rábula com um grupo que representa a sociedade portuguesa e tenta ajudar o público a decidir qual dos programas escolher, destacando as vantagens e desvantagens, utilizando o humor. Manuel Marques, Raimundo Cosme, Rui Unas, Victor Espadinha, Joana Pais de Brito, Eduardo Madeira e Maria Vieira constituem o grupo que todas as noites se reúne.

Vírgilio Castelo é o diretor de atores do programa. Antes de começar a gravação de cada um dos programas é feito um ensaio geral no qual Vírgilio assume um papel ativo, falando com os atores, tentando transmitir o que pretende deles em cada momento. "Está a correr bem, todos nós estamos a adorar os textos. Gosto muito de dirigir e este é um formato que exige uma grande destreza por parte dos atores porque têm que ter os papéis muito bem estruturados e ter capacidade de resposta para as coisas que eu vou pedindo em cima do acontecimento".

Depois de almoço e de uma manhã de intenso trabalho, os atores voltam à sala de reuniões para continuarem as gravações. Depois do ensaio geral feito e da maquilhagem retocada, dá-se início à gravação que decorre praticamente sem interrupções, excetuando os casos em que algum ator se possa enganar ou quando Virgílio Castelo pede para alguma parte ser feita de forma diferente. Risos e boa disposição são as palavras de ordem entre o elenco de Agora Escolha.

Marta Leite Castro é a sucessora de Vera Roquette na condução deste formato e afirma estar contente por apresentá-lo. "Começámos há 3 semanas a trabalhar. Está a ser muito divertido e motivante. O meu papel aqui é duplo. É de apresentação mas também de co-representação. É um reviver do meu passado na ficção da RTP, entre 2008 e 2010. Por opção desliguei-me um pouco para seguir outros caminhos dentro da televisão. Mas sinto que esse passado me deixa muito à vontade neste papel. Tenho amigos meus que me dizem que tenho imensa sorte por estar a apresentar este programa, todos se lembram do Agora Escolha", diz à NTV.

comentários