'Peso Pesado Teen': "Sinto-me madrinha dos concorrentes"
Ana Filipe Silveira
14.SET.2015

Kickboxing, poucos doces e ginásio são os truques saudáveis de Bárbara Guimarães, que regressou este domingo à TV com o concurso de perda de peso de 18 adolescentes

Em 2011, quando se estreou na condução de Peso Pesado na SIC, Bárbara Guimarães dizia que só então percebeu que "com uma alimentação saudável" é possível homens e mulheres ficarem "mais magros, mais resistentes e com melhor qualidade de vida". Quatro anos depois, a apresentadora regressa ao mesmo formato televisivo, desta vez na sua versão teen, exatamente com o mesmo espírito. Para os 18 jovens com obesidade mórbida que se propõem a perder peso e para si mesma.

"Todos os programas que lidam com as fragilidades e a vida das pessoas obrigam a um cuidado especial com os concorrentes. Este não é diferente. Sinto-me como uma madrinha deles, que os apoia e os acompanha nesta fase de aprendizagem e sobretudo de grande mudança, de deixar os velhos hábitos totalmente para trás e obterem as ferramentas essenciais para uma vida nova", conta a apresentadora à Notícias TV.

Durante as gravações do formato televisivo produzido pela Shine Ibéria, que se estreia hoje à noite, Bárbara Guimarães ouviu os adolescentes que o protagonizam dizer-lhe, várias vezes, "é tão magra". À nossa publicação, a apresentadora observa que sempre seguiu "uma alimentação equilibrada aliada a uma prática regular de exercício". "Mas sem grandes exageros", completa, ressalvando ter tido sempre a sorte de não se interessar "muito por doces ou outros alimentos demasiado açucarados, ainda que tenha sido sempre um bom garfo".

Quando tinha a idade destes jovens (entre os 16 e os 19 anos), lembra-se que as questões de peso não eram uma preocupação. "Essencialmente, queria sentir-me bem e estar bem comigo mesma e com os meus amigos". E se os cuidados que teve - e tem - com a sua forma física refletem o querer estar bem "do ponto de vista da saúde", Bárbara Guimarães admite que "todos", em algum momento "temos dúvidas". "Serei alta demais? Magra demais?", exemplifica.

Questões que já partilhou com os concorrentes, com quem tem uma relação de "madrinha". "Neste formato com adolescentes, a apresentadora é muito mais interativa do que foi na versão com adultos. Aqui, nós falamos de coisas sérias com muito humor e com um à-vontade muito grande. Falamos dos assuntos todos que temos de falar e esta relação é importante", aponta.

Aos 42 anos, a apresentadora da estação de Carnaxide não descura o exercício físico. Não por sentir "o peso dos "entas"", que esses apenas a tornaram "uma mulher muito mais tranquila", mas porque quer estar bem consigo mesma e com o seu corpo. É isso que a leva ao ginásio duas a três vezes por semana. "E também pratico kickboxing", frisa. A atividade desportiva é, aliás, um dos grandes motores de Peso Pesado e, naturalmente, Bárbara Guimarães não é imune às variadas chamadas de atenção que os três treinadores do programa, Mauro Policarpo, Joana Mota e Pedro Correia, fazem ao longo das emissões. "Aprendo sempre coisas novas quando trabalho em programas que têm uma grande componente educativa e inspiracional. É importante estar atenta e de mente aberta. Neste programa, por exemplo, aprendo novas formas de fazer exercício e, lá está, novas receitas", ri-se a apresentadora.

Receitas como a da infusão gelada de erva-príncipe com gengibre e limão que ficou o conhecer no programa e que partilha nesta página. "Uso muito do que tenho aprendido agora e do que aprendi na primeira vez que apresentei este formato, altura em que estive muito em contacto com receitas novas e formas de confeção de pratos saudáveis", lembra. E se não há nada que se recuse a comer, há pelo menos os "hidratos e os fritos", que Bárbara "evita imenso". "Ao contrário, não dispenso nunca sumos de fruta natural e infusões".

Os cuidados estendem-se aos seus dois filhos, Dinis Maria, de 11 anos, e Carlota Maria, que comemora o seu quinto aniversário dentro de um mês. "Em casa praticamos muito uma alimentação saudável. Evito ter bolachas e outros doces à mão e tento passar aos meus filhos mensagens não só de alimentação saudável mas também de práticas saudáveis de vida, seja elas aliadas ao exercício e à alimentação saudável como a proteção do meio ambiente", termina a apresentadora.

comentários