'Relatório Minoritário' e 'Homeland': conspiração em dose dupla
Nuno Cardoso
08.OUT.2015

Estreia-se hoje a primeira adaptação de um filme de Spielberg e regressa o thriller com Claire Danes, exibidos em bloco.

Drama, crime e conspiração em dose dupla. Duas das grandes apostas da Fox Portugal para a grelha de 2015-2016 chegam nesta noite, uma em forma de estreia e a outra de regresso.

Relatório Minoritário, a primeira adaptação de um filme de Steven Spielberg - que aqui também tem lugar na produção executiva - para televisão, arranca pelas 22.15 com sete episódios. Max Borenstein desenvolveu a transição do projeto para o pequeno ecrã, com uma trama que se passa em 2065, dez anos depois dos eventos do filme de 2002 protagonizado por Tom Cruise que se revelou um êxito de bilheteiras.

Com elementos de drama, crime, conspiração e ficção científica, a série conta com Stark Sands e Meagan Good nos principais papéis: um Precog com a capacidade de prever crimes que se junta a uma detetive para prevenir a criminalidade na cidade de Washington. Estreada há duas semanas nos EUA, na Fox, a série tem sido acompanhada por uma média de três milhões de espectadores.

Uma hora depois de Relatório Minoritário, às 23.10, é tempo de matar saudades de Carrie Mathison, a bipolar agente da CIA que já valeu a Claire Danes dois Globos de Ouro e outros tantos Emmys para Melhor Atriz Dramática.

A quinta temporada de Segurança Nacional promete regressar com um foco ainda maior na atualidade mundial. Os 12 novos episódios do thriller político e de espionagem vão tratar de assuntos e figuras que têm protagonizado as principais manchetes de 2015: casos do ataque terrorista ao jornal francês Charlie Hebdo, o Estado Islâmico, a polémica em torno do ex-analista da Agência de Segurança Nacional Edward Snowden e ainda o presidente russo Vladimir Putin.

A série dramática criada por Howard Gordon e Alex Gansa, a partir de um original israelita, vai ainda centrar-se no ciberterrorismo e na questão da privacidade, numa temporada em que tudo muda para Carrie: está em Berlim, a trabalhar para uma fundação, dois anos depois do final da quarta temporada, e onde vai encontrar um novo amor.

A estratégia de transmissão de novas temporadas em bloco já não é, de resto, novidade para a Fox Portugal. O mesmo já aconteceu com The Walking Dead e American Horror Story. Já a "irmã" Fox Life emite atualmente os novos capítulos de Anatomia de Grey e Scandal seguidos às quartas-feiras.

comentários